o renascimento
1ª etapa 2013.2 – Sociologia de Durkheim
2º Ciências Biológicas – Prof. Glicia Marly Fornazier
PODEM ESTUDAR EM DUPLA E TROCAR IDÉIAS
1-
Qual a contribuição de Durkheim para a Sociologia?
2- Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo da Sociologia?
3- Quais são as características do Fato Social? Explique cada uma delas.
4- Quais são as sanções que o indivíduo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.
5- A escola é um fato social? Justifique sua resposta.
6- O que é o fato social normal e patológico? Dê exemplo para cada um deles.
7-Segundo Durkheim quais são os procedimentos que o pesquisador deve ter para realizar uma pesquisa com objetividade científica?
8- O que é a consciência coletiva?
9- O que é solidariedade mecânica e solidariedade orgânica?
10- Assinale as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) que correspondem às formulações teóricas de Émile Durkheim sobre a divisão social do trabalho.
(...) Para Durkheim, a concentração da população nas cidades, a expansão da produção e da concorrência econômica, a expansão das comunicações, enfim, o desenvolvimento da divisão social do trabalho acarretou a diminuição da solidariedade orgânica.
(...)A condensação da sociedade, ao multiplicar as relações intersociais, leva ao progresso da divisão do trabalho que, quanto mais acentuada, mais reduz a solidariedade mecânica e aumenta a solidariedade orgânica e os processos de individualização.
(...)Segundo Durkheim, os indivíduos na sociedade moderna só existem porque participam de uma divisão social do trabalho altamente diferenciada por funções especializadas, na qual a consciência coletiva reduz-se em face da consciência individual.
(...)Na sociedade moderna, os indivíduos tornam-se solidários na medida em que cumprem uma tarefa ou uma função especializada, que guarda interdependência com outras tarefas ou funções,