O renascimento Italiano
O Renascimento foi um movimento que marcou o início de um processo de renovação cultural, que se desenvolveu durante os séculos XV e XVI. Esse movimento que buscou inspiração nos modelos da cultura greco-romana (Antiguidade Clássica), teve início na Itália e depois irradiou-se pela Europa. Renascimento Italiano
Renascimento ou Renascença Italiana foi o periodo que foi marcado por importantes mudanças no pensamento socio-cultural. A Renascença trata-se de um período de "descoberta do mundo e do homem". A volta aos paradigmas da Antiguidade Clássica, que trazia como ideal o humanismo e o naturalismo.
O Renascimento ocorreu entre fins do século XIV e inicio do século XVII. Marcou o final da Idade Média e boa parte da Idade Moderna. Esse movimento que buscou inspiração nos modelos da cultura greco-romana, teve início na Itália e depois irradiou-se pela Europa. Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que provocaram mudanças em direção a um ideal humanista e naturalista.
O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental.
A Itália permaneceu sempre como o local onde o movimento apresentou maior expressão, porém manifestações renascentistas de grande importância também ocorreram na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos, Portugal e Espanha. Alguns críticos, porém, consideram, por várias razões, que o termo "Renascimento" deve ficar circunscrito à cultura italiana desse período.
A passagem entre a Idade Média e o Renascimento baseou-se principalmente na valorização do homem e da vida na Terra, em oposição à espiritualidade característica da época medieval anterior.
O Humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no Renascimento. Ou seja, é um método de