O Relat Rio De Belmont
Disciplina: Bioética
Curso: Licenciatura em Biologia
Turma: 3° período
Professor (a): Laryany Farias
RELATÓRIO BELMONT
Janeiro, 2013
Araguaína-TO
Introdução
Sabe-se que a humanidade está sempre em constante crescimento, e com isso também os avanços tecnológicos, com isso Van Potter, pesquisador e professor norte americano na área de oncologia, preocupado com isso, sugeriu uma nova tendência que ajudaria as pessoas a refletirem se esses avanços na ciência seriam bons ou não para o bem comum. Desse modo, origina-se a bioética, cuja “palavra designa um conjunto de pesquisas, de discursos e práticas, via de regra pluridisciplinares, que têm por objeto esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e a aplicação das tecnociências biomédicas”. (Hottois, G 2001, p. 124-126)
A bioética é uma ética aplicada que se responsabiliza pelos conflitos e controvérsias morais provocados pelas práticas na área das ciências da vida e saúde dentro de algum sistema de valores. Ela está voltada a resolver conflitos éticos sociais, muitas vezes relacionados à interação das pessoas. Segundo (Schramm, F.R. 2002. pp. 14-21) “a bioética pode ter função descritiva ao analisar os conflitos em pauta; normativa com relação a tais conflitos no sentido de desaprovar ou aprovar certos comportamentos; e protetora quando diz respeito a amparar os envolvidos em disputas de interesses, priorizando, se necessário, os mais ‘fracos’”.
Em resposta das acusações e escândalos envolvendo pesquisas científicas com seres humanos (DINIZ; GUILHEM, 2008, p. 31) ao longo da história, em que se pode citar como exemplo os acontecimentos do período nazista e da Segunda Guerra Mundial, viu-se a necessidade de
“levar a cabo uma pesquisa e um estudo completo que identificassem os princípios éticos básicos que deveriam nortear a experimentação em seres humanos nas ciências do comportamento e na biomedicina” (Barchifontaine & Pessini, 2000: 44)
Por