O relacionamento interpessoal importante principalmente para a rea de direito
Thyago Passos Vianna
Turma: 1° Período B diurno
O advogado no contexto interpessoal
O relacionamento interpessoal é importante principalmente para a área de direito, que utiliza muito a comunicação verbal e não verbal. O sucesso desta comunicação não depende só da forma como a mensagem é transmitida, mas também de como ela é aceita. Para que haja eficácia, é necessário estar atento a algumas atitudes e desenvolver habilidades que podem ajudar.
Um bom começo para a comunicação é o individuo conhecer a si próprio. Assim a pessoa aprende a receber criticas, sejam elas boas ou ruins, desenvolve seus potenciais, reconhece seus defeitos. Para se autoconhecer é preciso saber escutar, porque tem coisas que não conseguimos detectar em nós mesmos, então recorremos a terceiros.
A habilidade de observação ajuda a perceber mensagens não verbais, identificar a personalidade do cliente para saber a melhor forma de interação com tal individuo. Verificar o comportamento da pessoa para definir se é favorável ou não, e orientar para que ela corrija seus defeitos. Algumas atitudes do bom observador são a paciência, a busca por detalhes, e respeito à privacidade.
A maior parte das pessoas tem muita dificuldade de saber escutar, não aceitam criticas e preferem ficar na sua zona de conforto, ou seja, a pessoa só escuta o que ela quer escutar. Por isso outra habilidade importante é a de ser um bom ouvinte, e saber lidar com prováveis criticas negativas.
Para que haja eficácia na comunicação é bom ter domínio sobre alguns itens, que são eles a precisão, concisão e ter clareza. Para obter precisão é preciso ser direto sem fugir do assunto. A concisão é falar bem e quanto menos melhor, sendo objetivo. E por fim a clareza é passar a mensagem para o receptor sem que ele possa fazer mais de uma interpretação, ser claro e fazer com que a pessoa entenda o que foi dito com facilidade. Todos esses itens estão relacionados, tendo o domínio sobre eles, a comunicação se