O Reino de Deus
O Novo Testamento resume as “Boas Novas” como a proclamação feita por Jesus e pelos Apóstolos acerca da implantação do Reino de Deus, que demonstra uma nova realidade e uma nova sociedade, O “Reino de Deus” mostra a ação divina na construção de uma nova existência, uma sociedade digna, o ser humano restaurado por Deus. O Reino de Deus que se faz presente insinua dois aspectos de uma nova realidade: Primeiro, a mudança pessoal e individual. Em segundo lugar, a transformação do ser humano, uma transformação necessária para que possa haver uma nova relação entre os seres humanos, só haverá uma nova sociedade se houver uma verdadeira mudança no ser humano e ele se transformar realmente em uma nova criatura .
Esse novo ser humano fortalecido por Deus e pela presença do Espírito Santo deve enxergar como sua responsabilidade de transformar a Sociedade que ai está em uma nova sociedade dentro dos padrões estabelecidos por Deus. Este Reino presente surge como uma alternativa patente para esta sociedade injusta, cheia de relativismos, ele mostra e enseja mudanças, proclama esperança de uma vida nova. Em Cristo o Reino se faz presente, e para que ele seja implantado de fato, é necessário uma mudança de vida, sem isso não há iniciar algo novo, a regeneração demonstra que o Reino é algo presente, uma Reino real e que Deus exige a colaboração dos homens e das mulheres .
Jesus Cristo deu ao ser humano algo de fundamental importância que é o de se afastar de tudo aquilo que não agrada a Deus e o Reino deve estar acima de todas as outras obrigações normais do ser humano .
João Batista pregava que o Reino estava próximo, de certa forma ele tinha razão, mas sua pregação tinha por objetivo levar o ser humano ao arrependimento, porém Jesus foi enfático, afirmando que o Reino já estava presente: “Mas se é pelo Espírito de Deus que expulsas os demônios, então o Reino já chegou a vós ”.