O reflexo aprendido: Condicionamento Pavloviano
Curso de Psicologia
Disciplina: TTP: Comportamental
Data:18 de agosto de 2009
Fichamento de Leitura
O reflexo aprendido: Condicionamento Pavloviano
As espécies de animais têm reflexos inatos, ou seja, já “nascem sabendo”. Os reflexos inatos compreendem determinadas respostas dos organismos a determinados estímulos do ambiente. As espécies também têm a capacidade de aprender novos reflexos, ou seja, a capacidade de reagir de diferentes formas a novos estímulos. O condicionamento Pavloviano é um tipo de aprendizagem de um novo reflexo.
O condicionamento Pavloviano foi desenvolvido Ivan Petrovich Pavlov, que fez experimentos com cachorros. O experimento consistia em tocar uma sineta (estimulo neutro) quando fosse alimentar o cão, que saliva ao ver a comida. Pavlov percebeu que depois de um tempo emparelhando o estimulo neutro (sineta) ao estimulo incondicionado (comida), o cão, apenas de ouvir o som da sineta já salivava. Assim, a saliva se tornou um reflexo condicionado.
Watson, em 1920, fez um experimento comprovando a teoria do condicionamento Pavloviando. Watson condicionou o medo em um bebê chamado Albert.
Albert não tinha muitos medos, mas Watson descobriu, que quando Albert ouvia o som de um martelo batendo em aço, este sentia medo. Assim, começou seu experimento, emparelhando o som do martelo com a presença de um rato branco albino, que Albert não tinha medo. Depois de algum tempo, Albert apenas de ver o animal sentia medo. Albert desenvolveu medo ao ver qualquer animal branco, e até de uma mascara de papai noel, isso é chamado de generalização respondente, ou seja, estímulos que se assemelham fisicamente ao estímulo condicionado podem passar a eliciar a resposta condicionada em questão.
Os estudos de Pavlov e Watson ajudaram a entender as emoções. Assim, em nossa vida, passamos por diferentes emparelhamentos que acabam condicionando várias emoções, como medo, prazer...
Extinção respondente: é quando a