O Rato No Muro Hilda Hilst
(Hilda Hilst)
Personagens
Irmã Superiora
Irmã A - tem olhos arregalados
Irmã B
Irmã C - tem manchas de sangue na roupa
Irmã D
Irmã E
Irmã F
Irmã G - muito velha. Come o tempo inteiro. Mastiga
Irmã I
Irmã I - irmã de sangue da Irmã H
(CENÁRIO Interior de uma capela. Paredes brancas com alguma manchas negras, como as de um incêndio. Ao fundo, uma cruz enorme, negra. No chão, a sombra de uma cruz luminosa onde as mulheres se movem. Um vitral, ou uma grande escultura representando a figura de um anjo, talvez semelhante ao “Anjo velho” de Odilon
Redon, ou um anjo que dê a impressão do que nos fala Marcel Brion “Que reste-t-il à um ange qui a perdu jeunesse et beauté, attributs de son angelisme? Ses ailes sont incapables de lê soulever et de le ramener vers le ciel, l’ange dèchu est dejá envahi par la banalité, la laideur, la mediocrité”)
(O cenário deve ter dois planos. É preciso que se veja o interior da capela e, ao mesmo tempo, em certos momentos, uma cerca que estaria a alguns metros de um muro que jamais se vê)
(Na capela, alguns castiçais, um banco e uma pequena janela)
(As freiras estão em círculo, ajoelhadas e, ao lado de cada uma, um pequeno chicote de três cordas)
(A superiora está de pé, afastada das outras)
AS NOVE FREIRAS JUNTAS - Nós somos um. Nós somos apenas um. Um só rosto.
Um. (pausa)
AS NOVE FREIRAS JUNTAS - (tom salmódico) De todas as nossas culpas, perdoainos. De todas as nossas culpas, salvai-nos. De todas as nossas culpas, esquecei-vos.
SUPERIORA - (tom objetivo e severo) Hein? Como disseram?
AS NOVE FREIRAS JUNTAS - (tom cantado e agudo, em tensão crescente) Tentai esquecer-vos, Senhor. De todas as nossas culpas, entristecei-vos.
Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)
SUPERIORA - Hein? Como disseram?
AS NOVE FREIRAS JUNTAS - (tom mais agudo, tensão crescente) Alegrei-vos, para que nós nos esqueçamos de todas as nossas culpas.
SUPERIORA - São muitas?
AS NOVE FREIRAS JUNTAS - (tom cantante, destacando as sílabas)