O Racismo No Brasil
O racismo no Brasil, tem [Brasil tem] suas bases fundamentadas historicamente na sociedade. A priori [princípio,] no período de colonização, onde a Igreja [a Igreja] considerava negros (escravos) como seres sem alma (portanto sub-raça). A posteriori [Depois] teve suas características agravadas pela Lei Áurea cuja criação fora puramente para fins econômicos, onde a partir da abolição da escravatura inseria o negro à sociedade, apenas com direito a [à]liberdade (ou seja, sem: trabalho [sem trabalho] , saúde e educação).
Somado a esses fatores de marginalidade, temos uma cultura de elitização deixada pelos portugueses (onde só o rico tem vez), portanto discriminação de classes. Atualmente, o preconceito racial se encontra aabsconso no cotidiano, onde muitas vezes há vítimas sofrendo caladas. É evidente que politicas [políticas] afirmativas (não só de cotas de ensino) são necessárias, como por exemplo nos EUA (Estados Unidos da América) em que a imposição de direitos por meio de cotas e explicita [é explícita] . Somadas a [à] conscientização social de igualdade, o Brasil deixará o estado de omissão para formar [ser] um "país de todos".
Comentário geral
Texto razoável, apesar de esquemático, tanto em termos formais (são dois parágrafos que apresentam sumariamente todas as ideias do aluno), quanto em termos de conteúdo, onde a questão é mais grave, pois traz generalizações e simplificações em excesso. De qualquer modo, o autor conseguiu expor seu ponto de vista e argumentar em defesa dele. Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) A primeira frase pode ser dita com mais clareza simplesmente assim: “No Brasil racismo é um problema social histórico”. Mesmo assim, a afirmação é um truísmo. b) O uso incorreto do pronome relativo “onde” é um erro crasso e recorrente.
2) Segundo parágrafo: a) “cultura de elitização” é uma expressão subjetiva e ambígua. b) É despropositado usar a palavra “absconso”, que contrasta com todo o restante do vocabulário do