O quê você quer perguntar?
Campus Recife
Departamento Acadêmico de Sistemas, Processos e Controles Eletrônicos
6º Período
Turno: Manhã
Nome: Douglas Santos
Jônatas Davi
Pesquisa sobre: O processo de industrialização no Brasil e os principais pólos industriais brasileiros
Disciplina: Geografia
Professor: Gustavo
Recife
2013
Douglas Santos
Jônatas Davi
Pesquisa sobre: O processo de industrialização no Brasil e os principais pólos industriais brasileiros
Trabalho de pesquisa desenvolvido durante a disciplina de Geografia como parte referente à recuperação paralela a primeira unidade.
Recife
2013
Introdução
O processo de industrialização no Brasil esta ligado a três acontecimentos externos: * 1ª Guerra Mundial (1914 a 1918)- indústrias de bens de consumo não duráveis; * Crise de 1929- a Grande Recessão; * 2ª Guerra Mundial (1939 a 1945)
Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país. A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas em nosso território, para que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados portugueses. Mesmo com a chegada da família real (1808) e a Abertura dos Portos às Nações Amigas, o Brasil continuou dependente do exterior, porém, a partir deste momento, dos produtos ingleses.
Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão de obra usada nestas fábricas era, na maioria, formada por imigrantes italianos.
Nesta pesquisa abordaremos o processo de industrialização no Brasil analisando cada região do país: