O quê você quer perguntar?
A lista de materiais de um produto final (ou independente) é uma lista estruturada de todos os componentes desse produto (dependentes). Ela mostra a relação hierárquica entre o produto e seus componentes – quanto de cada componente é preciso para se ter uma unidade do produto. Uma forma de visualizar essa relação hierárquica é através da árvore de estrutura do produto. A chamada árvore de é dividida em níveis, numerados de forma crescente quanto maior for a desagregação (divisão dos níveis).
Assim, o nível 0 corresponde ao próprio produto final (independente); o nível 1 aos agrupamentos primários de componentes que, combinados, fornecem diretamente ao produto final; o nível 2 aos agrupamentos secundários de componentes que formam os agrupamentos primários e assim por diante. Para cada um dos componentes ou agrupamentos de componentes, deve aparecer o número (quantidade) utilizado. Essa descrição deve representar quantas unidades são necessárias para formar uma unidade do agrupamento imediato superior. Exemplo: árvore de estrutura para o produto (P) apresentado em sala .
Conclusão: a lista de materiais nada mais é do que uma árvore de produtos detalhando nível a nível que descreve a relação item-pai e item-filho. Outro nome que se dá à lista de materiais é: Estrutura de Produto.
Estrutura de produto é o nome mais usual e conveniente.
Comentários do Professor:
Esta análise é especifica aos materiais que são utilizados na manufatura dos produtos.
Produtos dependentes x independentes. Exemplos:
· Veículo Gol (produto dependente nível 0);
· Cambio (independente nível 1);
· Pneu (independente nível 1);
· Motor (independente nível 1); o Peças do motor (independente nível 2);
§ Itens que compões uma peça do motor (independente nível 3);
· Padronização, codificação de itens independentes e dependentes;
· Bases para montar uma