O que é o Poder
O que é o poder
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina “Ciência Política e Teoria Geral do Estado”, ministrada pelo professor Marcelo Dimatteu, no curso de Bacharelado de direito da faculdade Fortium
Brasília, 03 de setembro de 2013 Lebrun, Gerard. O que é o poder. São Paulo: Editora Brasiliense, 1930 – 1999.
O autor utiliza-se exaustivamente de vários conceitos céleres de grandes escritores no campo da Filosofia Política, usando de uma abordagem descritiva e analítica. Lebrun faz um sutil convite ao abando de preconceitos e evidências, para acompanharmos seu mergulho nas entranhas do poder, seus mecanismos, lógica e fundamentos na analise das diversas variáveis e possibilidades contida nesta palavra “Poder”, deixando claro que a intangibilidade dos critérios é bem maior que a tangibilidade a ser evidenciada, mas nem por isso, pode ser subestimada, principalmente por não apresentarem uma adequação consensual. A execução do potencial de realização caracterizada pelo poder, geralmente é fundamentada pelo Direito e canalizada pela força na ordem das relações sociais e políticas, mesmo contra possíveis resistências e não importando muitas vezes, os valores culturais e coletivos da sociedade. A cadeia lógica do funcionamento da soberania baseia-se na hierarquia como fundamento dos deveres e obrigações enquanto sociedade e da causa e efeito, enquanto individuo. Lebrun trás como argumento a observação da atitude intimidadora do “não”, em que os conceitos citados no livro suscitam uma justificativa pelo arcaísmo como instaurador de normas, mais do que de leis.
Lebrun também argumenta diretamente sobre o perigo da aplicação e sentido dado a palavra “Poder”. Ele não pede que amemos o poder, mas pede atenção com relação às circunstancias, as culturas, as apologias, aos conceitos filosóficos e políticos, enfim, as várias relações existentes em uma sociedade.
“Acreditar que o Poder seja algo muito simples, e