O que é o PIB e por quê se fala tanto dele
PIB é o Produto Interno Bruto. É a média do valor dos bens e serviços que o pais produz num determinado período, incluindo agropecuária, indústria e serviços. Mede a atividade econômica, ou seja, quanto mais se produz, mais se esta consumindo, investindo e vendendo. Não são somados ao PIB a produção de bens intermediários (aqueles usados para produzir outros bens), serviços não remunerados, bens já existentes como a venda de um carro usado e atividades informais e ilegais (como trabalho sem carteira assinado e o tráfico de drogas).
O PIB pode ser calculado em três diferentes formas. A primeira é o resultado de tudo que é produzido na indústria, agropecuária e serviços. O segundo método é a soma de tudo que é comprado pelas famílias, pelo governo e investimento do governo e exportações. A terceira é a soma de todas as rendas, sejam elas salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos. Independente da forma a ser calculada, o resultado deve ser sempre o mesmo.
O PIB é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Este, usa primeiro dados já existentes de outras pesquisas , como levantamentos sobre a industria, comércio e agropecuária. Usa também formulários com dados sobre energia, comunicação e impostos que são fornecidos pelas empresas. Quando os dados não são informados, o IBGE faz uma estimativa levando em conta períodos anteriores. Em posse dessas informações, os técnicos do IBGE checam os dados, que precisam ser confirmados ou corrigidos. Com todos esses dados em mãos, a equipe do IBGE faz os cálculos e chega ao resultado do PIB.
Um PIB alto representa que a economia esta