O que é o direito
Podemos definir direito como um conjunto de normas ou regras de condutas que busca regular e organizar a vida em sociedade. O direito nasce quando um grupo de indivíduos passa de uma fase inorgânica para a fase orgânica, para que o homem possa viver em sociedade, é preciso um convívio pacifico entre os indivíduos, para isso, o direito vem de modo a organizar as relações entre os indivíduos, o homem para viver em sociedade deve se adequar dentro de várias regras, se pararem um pouco para refletir, veram que a sociedade cria regras de condutas morais, religiosas, jurídicas e sociais que buscam limitar as ações de indivíduos que possam vir a desorganizar a vida em sociedade. O direito é uno e indivisível, mas didaticamente falando ele subdividi se em ramos, para facilitar a compreensão e fixação dos conteúdos jurídicos, por isso estudamos o direito fracionado, onde encontramos vários livros, a saber: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho entre outros.
A HISTÓRIA DO DIREITO, como parte da História geral, estuda o Direito como fenômeno histórico e cultural, que se forma ao longo do tempo. Acrescente-se, que o objeto da História do Direito não é apenas a descrição dos fatos passados, mas sobretudo uma visão crítica das normas, códigos, leis, sentenças, obras jurídicas, bem como das instituições e institutos jurídicos do passado, para que se possa estabelecer uma conexão com o direito atual. A propósito, para o renomado historiador John Gilissen, a História do Direito visa fazer compreender como é que o direito atual se formou e desenvolveu, bem como de que maneira evoluiu no decurso dos séculos.
Contudo, segundo penso, há duas questões iniciais, que se colocam para o estudante desta disciplina, na identificação das relações entre o Direito e a história: a primeira, consiste em responder: O QUE É O DIREITO? - De certo modo,