O que é o direito de paolo grossi
O direito é envolto por incompreensões, mistério, dúvidas, receios, para o homem o direito pode ser a ajuda vinda do outro ou a maneira mais fácil de injustiçar o próximo, deixando uma imagem negra de pessoas que estão apenas envoltas pela negligência de uma pequena parte, que sabemos da grande parte que suja os nomes de órgãos que o povo mais deveria confiar. Pode ser a cultura, melhor falta dela, mas as provas ficam reais e provam que o bom da cultura ficou para trás. Pode ter vindo da história jurídica de antepassados, mitologias de 1789, que determinava que quem mais tinha, dominava, executava, não mudou muito. Surge o Estado, melhor aparece para cristalizar as idéias do povo para ser verdadeiramente democrático, mas para agradar uma nação, fica difícil se nem os mais antigos juristas ficam encomendados com o que os mitos submetem. Para o processo de involução do direito deixa claro que a lei é um comando com autoridade e autoritário, um comando geral, um comando indiscutível, com o poder de silenciar os necessários, onde os homens continuam temendo o direito.
Inicia-se um resgate da humanidade e sociedade, para juristas e pessoas sensíveis e mais abertas buscam as respostas obscuras, se o direito é a relação entre vários sujeitos para formar a sociedade, relação entre todos, envolvendo além da moral viva entre os homens a religião.
Em meio à sociedade surge para organizar, observando as verdadeiras necessidades, melhorando o convívio social, sendo este o verdadeiro mistério do direito. Sabendo que o Estado teria o monopólio do direito, sendo que o direito organiza o social, coloca ordem onde for necessário, ordenando, exprimindo o ato de ordenar, sabendo que colocar em ordem significa acertar os erros, entendo que ordenar sempre deveria respeitar a complexidade social, pois pessoas são diferentes, sendo a organização significa a busca do resultado que beneficie toda a comunidade.