"O que é o capitalismo" na obra de Catani
Nome: Rafael Cardoso Souza
Epistemologia do Jornalismo – Joanita
O Capitalismo segundo Max na obra de Catani “O que é capitalismo?”.
1 – Produção Capitalista: Modo de produção cujos meios estão nas mãos dos capitalistas, que constituem uma classe distinta na sociedade.
1.1 – Mercadoria: Um produto do trabalho só se torna mercadoria num quadro de condições sociais em que imperem a propriedade privada, a divisão social do trabalho e a troca. 1.1.1 – Propriedade Privada: É a propriedade que não há compartilhamento, só há um dono. 1.1.2 – Divisão Social do trabalho: Como na sociedade o indivíduo não tem todas as profissões necessárias para satisfazer todas as suas necessidades (de alimentação, de vestuário, de habitação, de meios de produção, etc...) uma vez que ele possui apenas uma profissão, só consegue subsistir se puder simultaneamente adquirir os produtos do trabalho do outrem. Assim, todos dependem uns dos outros, e isto decorre da divisão social do trabalho na produção mercantil. 1.1.3 – Troca: é a condição necessária para a subsistência de todos da sociedade, e o produto a ser trocado, resultado do trabalho, denomina-se mercadoria.
1.2 – Valor de Mercadoria: É determinada pela quantidade de trabalho e tempo socialmente necessária para a produção de determinada mercadoria, de determinado valor de uso. 1.2.1 – Valor de uso: É a utilidade específica de uma coisa para o seu consumidor. 1.2.2 – Valor de troca: Relação ou proporção de certo número de valores de uso de um produto por outro de outra espécie.
2 – Dinheiro em valor: Através da “prática comum”, uma mercadoria se torna mercadoria-dinheiro, por exemplo, o ouro, gado, conchas... E ela se torna o equivalente-geral dos valores dos produtos, ou seja, a referencia para o valor de todas as outras mercadorias. 2.1- Processo Histórico do dinheiro: Antigamente as relações de mercado baseavam-se na troca, disso houve as