o que é a socialização
Socialização é o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando hábitos e a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que se inicia pela "imitação" e continua por toda a vida por meio da comunicação verbal e não verbal.
Segundo Borsa (2007) um dos objetivos mais importantes do processo de socialização é que as crianças aprendam o que é considerado correto em seu meio e o que se julga incorreto; ou seja, que possam alcançar um nível elevado de conhecimento dos valores morais que regem sua sociedade e se comporte de acordo com eles. Este processo contínuo seria conseguido através da construção e interiorização dos valores.
Cérebro social: O que é isto?
O homem, diferente de outras espécies, possui a habilidade para perceber as necessidades e intenções dos outros da mesma espécie. Esta capacidade envolve o entendimento dos desejos, crenças e intenções de outras pessoas. Segundo Mercadante (2009), a compreensão das intenções do outro habilita o acesso a informações cruciais sobre o que o outro está fazendo ou pretende fazer, promovendo o desenvolvimento da interação social. Essa habilidade, também conhecia por teoria da mente parece estar relacionada com a evolução e sofisticação da percepção sensorial, raciocínio espacial, da função executiva, além do pensamento consciente e na linguagem. Do ponto de vista neuroanatômico, o cérebro social caracteriza-se pelo conjunto de estruturas responsáveis pelo processamento de informações de ordem social.
Importância dos primeiros vínculos
É na primeira relação com a figura materna ou com um cuidador substituto que o bebê vai estabelecer o senso de confiança básica no ambiente que o cerca. O bebê que recebe afeto, amor e é atendido em suas necessidades primordiais com segurança vai desenvolver um sentimento de confiança no ambiente. A mãe que consegue identificar as necessidades e posteriormente os estados afetivos do bebê ajuda-o a ir