O que é a psicologia sobre o ponto de vista epistêmico-filosófico
Começaremos falando do Behaviorismo.
Quem inaugurou esse nome foi John B. Watson, que significa “comportamento”, que é a categoria fundamental dessa abordagem. O Behaviorismo também foi chamado de Teoria Comportamental, Comportamentalismo, Análise do Comportamento, Análise Experimental do Comportamento.
Na época que o Behaviorismo surgiu, a psicologia estava mesmo precisando de algo que a fizesse de uma vez por todas distinta da filosofia, pois atribuindo o comportamento como objeto da Psicologia, ela tomaria consistência e romperia definitivamente com o pensamento filosófico.
Para os behavioristas a interação entre o individuo (suas ações) e o ambiente era o mais importante a serem estudados, por isso eles se dedicavam somente a isso.
Watson afirmava que:
“Quase todo comportamento é resultado de condicionamento e que o ambiente molda o comportamento, reforçando hábitos específicos.” Pagina 30, Sandra Bock - Introdução á Psicologia.
Quando uma criança faz algo positivo (comportamento) e você a retribui (reforço), eles acreditavam que isso faria com que ela fizesse novamente.
A Psicologia da Gestalt queria uma teoria não só consistente, mas também forte metodologicamente, garantindo sua consistência teórica.
A Gestalt teve antecessores importantíssimo, Ernst Mach (físico) e Christian von Ehrenfels (filósofo e psicólogo), pois desenvolveram uma psicofísica com base nas sensações de tempo-forma e espaço-forma.
Wolfgang Kohler , Max Wertheimer e Kurt Koffka se basearam nesses estudos psicofísicos e iniciaram os seus pela sensação do movimento e a percepção.