O que é a liderança?
Como gestores, temos a tendência para procurar conceitos. Conceitos que sintetizem situações complexas, que resolvam problemas difíceis e que nos economizem o tempo. É assim também quando discutimos sobre a liderança - um tema decisivo na gestão de qualquer empresa, grande ou pequena.
O que é a liderança? O que define um líder e como podemos, nós próprios, desenvolver as nossas capacidades liderança?
Pode ser um pouco ambicioso tentar responder a todas estas questões de forma definitiva, mas, de vez em quando, vale a pena repensar sobre os nossos conceitos.
Querer
Um pré-requisito para liderar é o que podemos resumir como o desejo de liderar. Nenhuma ideia tão simples como esta define melhor a liderança: um líder define-se pela sua ambição.
Algumas das pessoas mais inteligentes que conhecemos ao longo das nossas carreiras, engenheiros, advogados, contabilistas, comerciais, etc. são pessoas que não ascendem a uma posição de liderança porque ...não querem.
Um bom profissional, que assume para si mesmo e para a organização para a qual trabalha, que não quer ser líder de uma equipa, pode significar uma de duas coisas:
- ou está acomodado há tempo de mais na sua função (e a empresa terá de definir se isso é ou não aceitável),
- ou é um excelente técnico, o melhor do mundo na sua profissão (e a empresa deverá fazer tudo o que estiver ao seu alcance para o segurar)
Alguns exemplos dos mais conhecidos líderes demonstram que não é a personalidade, nem a inteligência que define os líderes. Podemos encontrar líderes introvertidos e extrovertidos (mais frequentemente), com mais ou menos experiência e inteligência, com formação académica nas mais diversas áreas, mas todos os bons líderes têm uma característica em comum: querem ser líderes.
Liderar significa atingir resultados
Um bom líder sabe que tem de ajudar as pessoas da sua equipa a chegarem mais longe, que o resultado dos seus esforços em grupo vale mais do que se trabalhassem