O que é a industria textil no Brasil
Essas vantagens devem ser mais valorizadas. Poderíamos ter uma maior participação na exportação, mas perdemos para outras empresas, como por exemplo as asiáticas. De certa forma a industria brasileira não concorre com essas empresas, e sim com as políticas de estado.
Na Ásia as empresas são subsidiadas e tem investimentos a juros. Em alguns países existem acordos bilaterais. O que não acontece no Brasil. No Peru e na Colômbia a exportação é muito maior que a brasileira, sendo que a industria têxtil é mais desfavorecida. E até mesmo Portugal, que é um país pequeno, exporta 5 bilhões ao ano, sendo que o Brasil exporta apenas 1 bilhão.
Outro grande problema é que o Brasil exporta matéria prima, como por exemplo algodão, e importa camisa pronta. Essa importação descontrolada (cresce entre 20 e 30% ao ano) de produto acabado prejudica a industria têxtil.
Os empresários continuam a investir em suas empresas, pois sabendo que o Brasil tem o oitavo ou nono maior varejo do planeta, o mais promissor e que existe mercado, ainda acreditam que o governo vai acordar e fazer os investimentos necessários na área. Juntando a vontade de crescer do empresário mais políticas de estado favoráveis o Brasil melhoraria em muitas questões. Custaria muito menos manter uma industria têxtil empregando 60 milhões de pessoas que manter o bolsa família.
Para uma melhora as autoridades brasileiras deveriam controlar as exportações , centralizando em alguns portos, isso diminuiria o contrabando; criar medidas que reduzam o custo