O que é violência?
Neste trabalho vamos aborta o tema violência, existem vários tipos de violência mais poucos se referem ao seu conceito. Veremos o significado de conceito e violência no Dicionário Aurélio (2008).
Conceito: s.m. Ideia que uma pessoa faz de uma classe de objetos, assim como gato, cavalo ou casa, ou de uma classe de ideias como amor, liberdade ou Deus. &151; É uma consciência de suas qualidades que faz de um objeto ou de uma ideia o que são ou parecem ser. Grande número dos estudos filosóficos consiste em tentativas empreendidas pelo homem para definir conceitos. Todos os substantivos são conceitos elaborados pelo homem.
Violência: s.f. Qualidade ou caráter de violento. / Ação violenta: cometer violências. / Ato ou efeito de violentar. / Opressão, tirania: regime de violência. / Direito Constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém.
A violência é um processo pré-limitado que pode provocar danos físicos ou psíquicos ao individuo, Chauí (1985) que acredita na violência não como violação e transgressão, mas como a conversão de uma diferença hierárquica com fins de dominação e opressão, que ocorrem juntamente com passividade e o silêncio dos sujeitos. E preciso saber que além do ataque violento, a violência pode agredir o emocional através da difamação, ameaças, rejeição, discriminação, humilhação e desrespeito. O ato de violentar procura estabelecer algo pela força, deixando ou não marcas evidentes. A violência física pode ocorrer se o sujeito já possui uma embriagues ou algum distúrbio de transtorno explosivo. Atualmente a uma variação de violências que são penalizadas por violação da lei.
Segundo Mahatma Gandhi (1914) chegou a reconhecer que não á ninguém que esteja completamente livre de violência, já que está é uma característica inata dos seres humanos.