O que é uma seita
A origem da palavra seita, vem do grego "Hairesis" que significa facção, partido, escolha, preferência, etc.
Na maioria dos dicionários, inclusive dicionários bíblicos, a expressão “Seita” regista os seguintes conceitos:
- Doutrina que se afasta da opinião geral;
- Grupo religioso que se separa de um corpo maior;
- Conjunto dos indivíduos que a seguem;
- Comunidade fechada, de cunho radical; Facção, partido.
Como vemos nestas definições, as principais características de uma seita são a divergência ideológica, doutrinária ou até mesmo o isolamento.
Ninguém declara espontaneamente que o seu grupo religioso é uma seita.
Para qualquer pessoa religiosa ou não, Seitas são sempre outras religiões ou algumas das outras, necessariamente condenáveis.
Seria isso verdade?
Uma seita é qualquer grupo de dissidentes da religião maioritária num dado momento histórico. O que dizer do Cristianismo, por exemplo? Será uma Seita que desvinculou-se da religião judaica seguindo nosso Senhor Jesus Cristo?
Em certa parte Sim! Por que? Porque para o povo judeu, nós que professamos o cristianismo somos uma seita, isso porque eles não aceitam que Cristo é o Messias que havia de vir, mas nós estamos certos que Cristo é aquele que veio e morreu por todos nós.
O que diz a Bíblia quando os judeus responderam ao apostolo Paulo acerca do novo movimento religioso (Cristianismo)?
...”No entanto, bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que, em toda a parte, se fala contra ela".
(Atos capitulo 28 e versiculo 22)
E o que é que o apostolo Paulo respondeu perante o governador romano e a todos anciãos judeus?
”Mas confesso-te isto: que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos profetas. Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos”
(Atos