O que é uma Placa de Rede
A placa de rede (chamada Network Interface Card em inglês e notada NIC) constitui o interface entre o computador e o cabo da rede. A função de uma placa de rede é preparar, enviar e controlar os dados para a rede.
A placa de rede possui geralmente dois sinais luminosos (LEDs):
O LED verde corresponde à alimentação da placa;
O LED cor de laranja (10 Mb/s) ou vermelho (100 Mb/s) indica uma actividade da rede (envio ou recepção de dados).
Para preparar os dados a enviar, a placa de rede utiliza um transceiver que transforma os dados paralelos em dados série. Cada placa dispõe de um endereço único, chamado dirige MAC, atribuído pelo construtor da placa, que lhe permite ser identificada de maneira única no mundo entre todas as outras placa de rede.
As placa de rede dispõem de parâmetros que é possível configurar. Entre eles figuram a interrupção material (IRQ), o endereço básico da porta E/S e o endereço básico da memória (DMA).
Para garantir a compatibilidade entre o computador e a rede, a placa deve ser adaptada à arquitetura do canal de dados do computador e ter o tipo de conectivo adequado aos cabos. Cada placa é concebida para se adaptar a um certo tipo de cabo. Certas placas compreendem vários conectivos de interfaces (cujos parâmetros devem ser definidos ou com jumpers, ou com DIP, ou ainda com um software). O conectivos mais usados são os conectivos RJ-45.
NB: Certas topologia de rede proprietárias que utilizam o cabos entrançados recorrem ao conectivo RJ-11. Estas topologias podem ser designadas "pré10BaseT".
Por último, para garantir esta compatibilidade entre o computador e a rede, a placa deve ser compatível com a estrutura interna do computador (arquitetura do canal de dados) e ter um conector adaptado à natureza dos cabos.
Qual é o papel da placa de rede?
Uma placa de rede serve de interface físico entre o computador e o cabo. Prepara, para o cabo de rede, os dados emitidos pelo computador, transfere-os