O que é uma decisão?
Uma decisão consiste na escolha de um modo de agir (ou deixar de agir), entre diversas alternativas possíveis, com a intenção de atingir um objetivo. A decisão vai atuar sobre o problema e este pode diminuir ou extinguir-se. O efeito que a decisão tem sobre o problema vai conduzir as futuras decisões sobre problemas análogos: ela cria precedentes. A incerteza é muito mais regra que exceção; a única coisa que pode ser certa é o passado e as decisões são tomadas para o futuro.
Decisões são consideradas essência da administração porque são elas que definem todos os aspectos da vida de uma organização, atingindo todas as áreas funcionais da empresa.
2) Quais são os tipos de decisão que você conhece? Em que medida essas decisões resultam das características do ambiente de tomada de decisão? Dê exemplos.
Decisões Programadas: são soluções para situações repetitivas (rotineiras) e estruturadas, determinadas por abordagens específicas para as quais a organização já desenvolveu mecanismos de atuação e controle – normas, procedimentos e políticas. Exemplos: Como e quando promover um funcionário. Como lidar com um lote de peças defeituoso. Como penalizar um colaborador faltante.
Decisões não programadas: são soluções específicas para resolver situações desestruturadas e pouco frequentes, para as quais a informação é incompleta e ambígua. São normalmente decisões que, por sua importância para a organização, exigem que se desenvolva uma resposta humanizada. Exemplo: O lançamento de um novo produto. A construção de uma nova planta. A escolha de um novo gerente.