O que é trabalho
A palavra trabalho tem muitos significados, embora seja compreendida como uma das formas elementares de ação dos homens, seu conteúdo oscila. Pode remeter a dor, tortura, suor do rosto e fadiga ou simplesmente designa a operação humana de transformação da matéria natural em objeto de cultura.
Em quase todas as línguas da cultura européia, tem mais de uma significação para a palavra trabalhar. O grego tem uma palavra para fabricação e outra para esforço. O latim distingue entre laborare e operare. No espanhol fica entre trabajar e obrar.
Apesar de haver labor e trabalho é possível encontrar na palavra trabalho ambas as significações: a de realizar uma obra que dê reconhecimento social; e a de esforço rotineiro e repetitivo, sem liberdade e incômodo inevitável.
A palavra trabalho se origina do latim tripalium, que era um instrumento feito de três paus aguçados, no qual era utilizado pelos agricultores, para bater o trigo, as espigas de milho e o linho, com a finalidade de rasgá-los e esfiapá-los.
Todo trabalho supõe tendência para um fim e esforço. Alguns de caráter físico, outros, preponderantemente intelectual.
No início do século, o filósofo Max Scheler, distinguia três sentidos da palavra trabalho: o de uma atividade humana, ás vezes animal, ou mecânica; o de produto coisificado de uma atividade; e o de uma tarefa ou fim apenas imaginado.
Cap. 2 – O que o trabalho tem sido.
Nas comunidades isoladas o trabalho serve apenas indiretamente à subsistência, regido por um sistema de deveres religiosos e familiares.
Como estágio consecutivo, tem o tempo em que a agricultura foi descoberta ou inventada pelos homens.
Também há a suposição de que tenham sido as mulheres quem tenha forçado o desenvolvimento inicial da agricultura, colaborando para a superação do nomadismo dos povos caçadores.
Desenvolvendo a agricultura, a engenhosidade humana já perturba o equilíbrio da natureza. Visando no plantio