O QUE É TAYLORISMO

877 palavras 4 páginas
NORVAES, Emerson Gomes. O que é Taylorismo. RAGO, Luzia Margareth; MOREIRA, Eduardo F. P. O que é Taylorismo. São Paulo: Brasiliense, 2003. Resenha.

Luzia Margareth Rago, Paulista formada em história pelo departamento da USP, é professora livre-docente do departamento de história da Unicamp.

Eduardo F. P. formou-se em administração de empresas na fundação Getúlio Vargas e defendeu o mestrado na faculdade de economia da Unicamp. O livro relata como o Taylorismo surgiu e como ele foi implantado nas empresas do mundo, no final do século XX, eis que surge um homem que mudaria o método de trabalho daquela época. Frederick Winslow Taylor, o Taylorismo surgiu através de seus estudos e por meio desses estudos aplicou-o em todas as empresas do mundo, Taylor é considerado o pai da organização cientifica do trabalho. O objetivo que o levou a trabalhar diretamente com operários não é certamente de ordem financeira, ao contrário, Taylor desejava descobrir um método cientifico de direção das industrias. Seu objetivo principal era aumentar a produtividade do trabalho evitando qualquer perda de tempo na produção. É interessante observar na biografia deste estranho personagem que, desde a adolescência, ele gostava de contar seus passos buscando economizar tempo, eliminando os que considerasse supérfluos e desnecessários. Sua ideologia de eficiência mudou a estrutura das fabricas da época, uma revolução em busca de eficiência no chão de fábrica. Taylor era um homem comum, mais publicou suas ideias e delas tornou-se um homem de grande importância, desta forma deu pouca ênfase na área dos recursos humanos, e mais ênfase na produção, pois queria resultados acima de tudo. O Taylorismo era uma ciência da administração que através dela acreditava-se anexar conhecimento ao trabalho, Taylor via o homem como uma peça ou objeto irracional que servia apenas para a prática e manuseio em sua área de trabalho. Dessa forma fica amplo e claro que, o trabalhador naquela época não tinha

Relacionados