O QUE É SURDEZ NEROSSENSORIAL
958 palavras
4 páginas
SERVIÇO PÚBLICO FEDERALINSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ –IFPA
DIRETORIA DE ENSINO – CAMPUS BELÉM
DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSSORES E APOIO ESCOLAR
LICENCIATURA PLENA EM QUIMICA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À LIBRAS
O QUE É SURDEZ NEROSSENSORIAL
ALUNO: Sérgio Ricardo Maciel Corrêa matrícula: 201186008 Robson
INTRODUÇÃO
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2003), a deficiência auditiva afeta cerca de 10% da população mundial, variando segundo o grau de desenvolvimento socioeconômico e hábito local . De acordo com estimativa da OMS, esse número deve estar ao redor de 15.000.000, sendo que, destes, 350.000 nada ouvem.No Brasil, existem mais de 6.000.000 deficientes auditivos, dentre os quais 170.000 apresentam deficiência auditiva de grau severo a profundo (IBGE, 2010).As perdas auditivas podem ser classificadas em condutivas, neurossensoriais ou mistas.
SURDEZ NEUROSSENSORIAL EM CRIANÇAS
A surdez neurossensorial, em crianças, de grau severo/profundo limita o desenvolvimento social, psicológico e cognitivo da criança. A reabilitação auditiva apresenta-se assim de grande importância. Os três primeiros anos de vida são os mais importantes para a aquisição da linguagem oral. Assim a criança deverá ser sujeita a estímulos atuantes que lhe permita adquirir uma discriminação auditiva no tempo. Após os três anos este processo é substancialmente mais difícil. Defende-se por isso o diagnóstico de surdez neurossensorial até aos 3 meses, intervenção terapêutica até aos 6 meses de idade, o que justifica a necessidade de rastreio.
SURDEZ NEUROSSENSORIAL
Define-se como surdez neurossensorial a surdez causada pela lesão da cóclea (localizado no ouvido interno) ou de qualquer das estruturas nervosas que se encontram para além da mesma.
Ouvido interno: é formado pelo labirinto membranoso e pelo labirinto ósseo.
Labirinto ósseo: contém a