O que é sociologia
O que é Sociologia – Carlos Benedito Martins
Neste livro, são debatidas duas características comuns do socialismo, que a define como uma ciência tensa e contraditória, pois deve manter a ordem social e também mudar a ordem estabelecida. Ao mesmo tempo em que a sociologia serve aos interesses governamentais, também pode ajudar na revolução de grupos menos favorecidos.
O livro apresenta 3 capítulos: O surgimento, a Formação e o Desenvolvimento.
O socialismo surge da necessidade que a sociedade teve em se dialogar com a sociedade capitalista.Seu surgimento ocorre durante a revolução industrial, na tentativa de compreender as questões sociais que existiam tanto no meio urbano quanto no meio rural. A sociologia representa o pensamento moderno no seu surgimento, essa ciencia que constitui um conjunto de conceitos e métodos para estudar a formação da vida social.
No primeiro capítulo, O Surgimento, o autor diz que o início da sociologia aconteceu nas manifestações do pensamento moderno que eram uma crítica ao pensamento feudal, que estava entrando em decadencia e com isso muda-se o pensamento europeu. As revoluções instigaram o pensamento do povo europeu do século XVIII e a crise aumentou com o surgimento da revolução industrial. A máquina cada vez mais substituia o trabalho humano, e devido a esses fatos, muitos homens e mulheres ficavam sem empregos, pois não tinham como produzir com a mesma rapidez e quantidade que as máquinas, muitas pessoas nesse período passando necessidades, pois não tinham como concorrer com as maquinas. Ocorre na Inglaterra a transformação da atividade artesanal para a manufaturada, e de manufaturada para a industrial, com isso muitos camponeses migram para as grandes cidades afim de poderem trabalhar e manterem suas familias. Homens, mulheres e tambem crianças trabalhavam nas industrias, porém mulheres e crianças ganhavam bem menos que os homens. Ambos tinham cargas horarias de até 12horas diárias.
As cidades