O que é sociologia
Resumo do livro: O que é Sociologia.
A sociologia foi criada por August Comte para designar a organização da sociedade. O estudo da sociologia é muito é muito abrangente e diversificado, pois pretende demonstrar os comportamentos sociais, os hábitos, as maneiras de agir e pensar, ligadas ao meio social.
Também pode ser compreendida como estudo dos grupos sociais, dos fatos sociais, da divisão da sociedade, da mobilidade social, e nas desigualdades sociais.
A sociologia pode ser entendida como a evolução do pensamento científico, pois a desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista, as transformações econômicas, políticas e culturais.
August Comte é considerado o pai da sociologia, pois ele quem criou esse termo. No pensamento positivista entendeu que a sociologia deveria de constituir uma espécie de ciência física, aplicada ao homem. A sociologia seria o estudo do social, o modo de vida segundo os padrões racionais, metódicos e positivos.
Com o avanço da sociedade capitalista, e a utilização de máquinas na produção, não apenas destruiu o artesão, mas quem possuía pequenos pedaços de terra. Essas transformações eram mais visíveis nas cidades industriais, tinha estrutura de moradias, serviços sanitários, serviços de saúde, acolhendo a população que deslocava do campo.
A industrialização e urbanização foram tão visíveis, como trágicas, aumentando a prostituição, o suicídio, alcoolismo, criminalidade e violência.
Os feitos dessa revolução atingiu a classe trabalhadora que passaram a negar as condições de vida, os trabalhadores se revoltaram destruindo máquinas, atos de sabotagem, explosão em oficinas, roubos e crimes, evoluindo para a criação de sindicatos.
As consequências foram que os pobres deixaram de confrontar com os ricos, a classe operaria tinha consciência de seus interesses.
Os pensadores ingleses viam essas transformações, mas não