O que é sociologia
PRIMEIRAS- PALAVRAS 2 PRIMEIRA CARTA- ENSINAR- APRENDER LEITURA DO MUNDO- LEITURA DA PALAVRA 2 SEGUNDA CARTA- NÃO DEIXE QUE O MEDO PARALISE VOCÊ 3 TERCEIRA CARTA- “VIM FAZER O CURSO DO MAGISTÁRIO PORQUE NÃO TIVE OUTRA POSSIBILIDADE” 4 QUARTA CARTA - DAS QUALIDADES INDISPENSÁVEIS AO MELHOR DESEMPENHO DE PROFESSORAS E PROFESSORES PROGRESSITAS. 4 QUINTA CARTA- PRIMEIRO DIA DE AULA 5 SEXTA CARTA-DAS RELAÇÕES ENTRE A EDUCADORA E OS EDUCANDOS. 5 SÉTIMA CARTA- DE FALAR AO EDUCANDO A FALAR A ELE E COM ELE; DE OUVIR O EDUCANDO A SER OUVIDO POR ELE. 6 OITAVA CARTA- IDENTIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO 7 NONA CARTA -CONTEXTO CONCRETO – CONTEXTO TEÓRICO 7 DÉCIMA CARTA-MAIS UMA VEZ A QUESTÃO DA DISCIPLINA 8 ÚLTIMAS PALAVRAS -SABER E CRESCER – TUDO A VER 9
PROFESSORA SIM, TIA NÃO.
PRIMEIRAS- PALAVRAS
Nesta primeira parte do livro autor fala sobre como o analfabetismo priva o homem de conhecer o mundo, o analfabetismo que castra o homem e o limita a conhecer a sua própria cultura.
Fala da importância de ser professora do preparo que se deve ter ao ensinar, de um preparo científico, emocional, físico e afetivo. Mesmo por que não são oferecidas boas condições para que o professor execute bem o seu trabalho, mas é preciso ousadia e coragem para ensinar e principalmente amor.
Mas ser professora não é ser tia, pois ser tia é apenas cuidar e acaba por não ter comprometimento e responsabilidade por quem se ensina já ser professora são ter responsabilidade profissional e política.
Uma professora briga ao lado de suas companheiras por seus direitos, não se pode deixar vencer por órgãos governamentais, que muitas vezes tentam diminuir sua importância na sociedade. Ser professora é ter consciência política e critica é educar e se deixar educar, é ter paixão pelo conhecimento, é estar pronta para uma briga justa por seus direitos e recusar ter seu papel de professora distorcido e aceitar com responsabilidade e amor o seu papel de professora.