O que é sociologia?
Carlos B. Martins
A sociologia constitui-se em projeto intelectual tenso e contraditório. Caracteriza-se como um conjunto de conceitos, técnicas e métodos de investigação produzidos, historicamente, em uma tentativa de explicação da vida social.
Seu nascimento se deu, principalmente, mediante à tentativa de compreensão das novas relações sociais presentes na sociedade capitalista.
SURGIMENTO;
Surge a partir do séc. XVIII, devido às transformações econômicas, políticas e culturais que culminaram nas revoluções industrial e francesa.
De um modo geral, representaram o triunfo e a consolidação da indústria capitalista e o surgimento de classes sociais antagônicas: burguesia versus proletariado.
As modificações no campo social, dão-se de forma rápida e, devido às transformações, surgem também as crises e o embate das classes distintas, gerados pelas novas relações e condições de trabalho.
O quadro de mudanças propõe aos homens da época novas formas de conhecimento da natureza e da cultura, aliadas à uma concepção mais racional desta sociedade.
As novas concepções, trazem consigo o entendimento de que o homem é quem produz a história.
Logo, a sociedade pode ser compreendida, porque ao contrário da natureza, constituise como produto dos próprios indivíduos.
Dentre as diversas tentativas de explicação social da época, destaca-se o trabalho do filósofos iluministas que, baseando-se no modelo das ciências naturais,combinam o uso da razão e da observação, analisando vários aspectos da sociedade.
Estes estudiosos, objetivam demonstrar que as instituições da época, eram irracionais e injustas, atentando contra na natureza e a liberdade dos indivíduos.
Sua Filosofia destacava a necessidade de atrelamento entre o conhecimento da realidade à disposição de transformá-la, vislumbrando outras possibilidades de existência social para além das até, então, existentes. Sob estas ideias, surge o