o que é sociologia
A Sociologia é uma ciência que busca entender e analisar o ser humano nas diversas formas de associações e organização. A Sociologia nasce com a missão de oferecer condições aos homens, possibilitando assim: Entender a sociedade em que vivem de maneira racional e questionadora, pensar sociologicamente, procurar conhecer o contexto global que envolve o ser humano em seu ambiente familiar, de trabalho, hospitalar, em presídios ou onde quer que ele esteja. É também, identificar as causas e os fenômenos sociais, bem como a pobreza, a violência, o desemprego, a falta de moradia, etc. Sendo assim, a Sociologia é de total importância para nos ajudar a compreender as mais diversas situações que envolvem a humanidade.
O seu segmento ocorre em um contexto histórico especifico, que é o fortalecimento da sociedade Capitalista e, coincide com os últimos momentos da sociedade Feudal. Em meados do século XVIII, ocorre uma dupla revolução – Industrial e Francesa.
A partir do século XIX, podemos observar o desenvolvimento industrial acelerado em período de expansão, buscando mercado consumidor ao invés de cria-lo. A Revolução Industrial traz muitas transformações radicais no plano político, econômico e social, gerando muitos conflitos e possibilitando o estudo do funcionamento da sociedade, conhecendo suas leis, organizações e procurando estabelecer a ‘’ ordem e a paz ‘’ através da ciência.
Como consequência, a Revolução Industrial trouxe o fim do produtor independente, causando o êxodo rural e a explosão demográfica urbana pois, os trabalhadores do compo imigraram para as cidades industriais em busca de melhorias, no entanto, essas cidades não tinham condições de moradia, saúde e serviços sanitários para oferecer à população que se deslocou para essas localidades, causando situações de miséria onde esses operários de concentravam. Temos como destaque também o aumento da prostituição, o aumento no número de suicídios e pessoas alcoólatras e, por último mas