O QUE É SOCIOLOGIA
SANTOS, ANGÉLICA SANCHES DOS
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – CAMPUS CUBATÃO
EMAIL: gele-keka@ig.com.br
RESUMO
O livro relata o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas, e visa melhor sistematizar as compreensões cotidianas da sociedade. Justificam o conceito de sociologia que é adota, levando em consideração até mesmo o contexto histórico do surgimento dessa ciência. Fala da sociedade passava pela transição do sistema feudal para o sistema capitalista, a Revolução Francesa e Industrial também serviram de palco para o nascimento dessa nova ciência, os diferentes tipos de sociologia formados, idealizados por diferentes pensadores, dentre os quais se podem destacar Marx e Engels, e apesar das dificuldades postadas aos sociólogos em desenvolver seu estudo, por parte principalmente da burguesia, esses sociólogos conseguiram ir em frente com as suas investigações, sendo que esse foi o período de maior acumulo de dados empíricos. O respeito do excesso de empirismo sem estar aliado a contextualização histórica, e a função do sociólogo, que é se libertar dos limites impostos pelo poderio burguês e fazer da sociologia um instrumento de transformação social, se colocando ao lado daqueles que também estão preparados para tal.
PALAVRAS-CHAVE
SOCIÓLOGOS – SURGIMENTO – DESENVOLVIMENTO – WEBER - MARX
INTRODUÇÃO
A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.
Em 1968, os coronéis gregos acusavam-na de ser disfarce do marxismo e teoria da revolução. Enquanto isso, os estudantes de Paris escreviam nos muros da Sorbone que "não teríamos mais problemas quando o último sociólogo fosse estrangulado com as tripas do último burocrata". Suas explicações