O que é sociologia?
Aborda questões relacionadas ao surgimento e desenvolvimento da sociologia, visando as ideias de vários filósofos, cientistas e pensadores intelectuais. O séc. deu com a decadência do sistema feudal e da consolidação do capitalismo. A Revolução Industrial e Francesa tinha dois lados de um mesmo processo e foi a partir daí ganhou força maior, porque alterou a organização da vida social da época, e suas mudanças. E prende aos abalos provocados pela Revolução Industrial e pelas condições criadas. As modificações que ocorreram nas formas de pensamento, é possuía uma visão sobrenatural para explicar os fatos. O método científico foi usado para explicar a natureza como fase de grandes progressos. E passou por um período de caos e de desordem e a tarefa que os fundadores assumiram foi a de estabilizar a nova ordem. A formação da sociologia se deu a partir do antagonismo que existia na sociedade capitalista. Vários conservadores consideravam as crenças iluministas como aniquiladoras da propriedade, da religião e da própria vida.
RELATIVIZANDO.
A obra trata-se de uma atitude positiva e valorativa, expressa pelo autor, quando pretende entender de forma honesta o exótico, o distante e o diferente, o “outro”.
Conforme Da Matta; a antropologia social tem três campos de interesse determinados: uma delas é o estudo do homem enquanto ser biológico, com um caminho evolutivo definido. Essa é a área da chamada antropologia biológica, ou física. O segundo campo está relacionado ao estudo do homem no tempo, por meio das cristalizações, marcas das suas relações sociais e valores naquilo que utilizou durante o tempo, que corresponde ao estudo arqueológico. O terceiro campo é a antropologia social, cultural ou etnologia, que ultrapassa estudo do homem que produz e transforma a natureza é a maneira de ver do homem enquanto componente de uma sociedade e de um dado princípio de valores. A expressão da compreensão do mundo real sob a qual se acha.