O que é sociologia?
A sociologia seria o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas, e visa melhor sistematizar as compreensões cotidianas da sociedade, segundo Carlos Benedito Martins em seu livro “O que é Sociologia”. Sua obra visa refletir sobre essa ciência e está dividida em três partes que justificam esse conceito de sociologia por ele adotado. A primeira parte fala do surgimento da sociologia, no contexto histórico em que ela está inserida. Ela se iniciou com manifestações de pensamentos modernos que criticavam o sistema feudal e estavam em transição para o sistema capitalista, a sociologia surge com o propósito de entender essa nova sociedade formada. As Revoluções Francesa e Industrial também contribuíram para o surgimento dessa nova ciência, e possuem também reflexos dos ideais iluministas. Diante de tantas transformações e problemas que a Revolução proporcionou a Sociologia torna-se uma ciência que pesquisa e analisa as mudanças ocorridas.
A segunda parte descreve o surgimento da sociologia e seus diferentes tipos formados e idealizados por diferentes pensadores, e dentre eles podemos destacar Marx e Engels, que através de seus estudos e ideias da sociedade a partir da divisão do trabalho, formaram teorias e ideologias, e apresentaram crítica ao sistema capitalista que estava em crise no momento. Nesse capítulo o autor também descreve a influência do protestantismo, em Weber, para o sucesso do capitalismo, e o papel econômico social. Tais pensadores segundo o autor são importantes para que se entenda a relação entre o histórico do homem e seus feitos realizados dentro do contexto histórico.
Encerrando o livro, em seu último capítulo o autor discorre que apesar das dificuldades encontradas pelos sociólogos em desenvolver seus estudos, principalmente por causa da burguesia, os mesmos conseguiram ir em frente com suas investigações e esse período demonstra ser o de maior acúmulo de dados empíricos. Muitos sociólogos