o que é sociologia - fichamento
Autor : Carlos Benedito Martins
Capitulo Segundo: A formação
O que a ciência tem a oferecer a esse homem de ação, segundo Weber, é um entendimento claro de sua conduta, da motivações e das conseqüências de seus atos. (pág.33)
Ela abria a possibilidade de conceber a sociologia como um conjunto de técnicas neutras que poderiam ser oferecidas a qualquer comprador público ou privado. Vários estudiosos da formação da sociologia têm assinalado, no entanto, que a neutralidade defendida por Weber foi um recurso utilizado por ele na luta pela liberdade intelectual, uma forma de manter a autonomia sociologia em face da burocracia e do Estado alemão da época.(pág.33)
A classe trabalhadora, constituída por mais da metade da população, estava submetida a uma rígida disciplina nas fábricas, a prolongadas jornadas de trabalho, o que a levava a desencadear, de forma organizada, uma luta por seus direitos políticos e sociais.(pág.33)
A debilidade da burguesia alemã da época para controlar o poder político,mesmo dominando a vida econômica, abriu um formidável espaço para a burocracia enfeixar em suas mãos a direção do Estado. Esta burocracia, que geralmente recrutava seus membros na nobreza, passava a impor a toda a sociedade suas opções políticas, exercendo um verdadeiro despotismo burocrático.(pág.34)
A formação da sociologia desenvolvida por Weber é influenciada enormemente pelo contexto intelectual alemão de sua época. Incorporou em seus trabalhos algumas idéias de Kant, como a de que todo ser humano é dotado de capacidade e vontade para assumir uma posição consciente diante do mundo.(pág.34)
Weber receberia também forte influência do pensamento marxista, que a essa época já havia penetrado o mundo político e universitário. Boa parte de suas obras foi realizada para testar o acerto da concepção marxista,principalmente no que dizia respeito à relação entre a economia e as outras esferas da vida social.(pág.34)
A