O Que é Sociologia/ Fichamento
Martins. Carlos Benedito. O que é Sociologia. 38 ed.- São Paulo: Brasiliense. 1994. P 7-94
A sociologia é uma ciência que estuda os comportamentos sociais e suas devidas funções na sociedade, surge em meio de um contexto histórico extremamente marcante, sendo este a degradação da sociedade feudal e surgimento e a consolidação do forte sistema capitalista.
Com as grandes transformações que sucedem a Revolução Industrial e Francesa, a vida em sociedade sofreu grandes modificações, colocando o homem em conflito com novas problemáticas existentes na nova realidade.
Os conflitos dessa industrialização grosseira e modificadora fez com que várias teorias surgissem para poder compreender e interferir a favor dos dominadores.
Sendo os nomes mais importantes Auguste Comte, Karl Marx, Max Weber, entre outros, que foram os desencadeadores da sociologia inicial.
“[...] O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. “(Pag. 10)
“[...] As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidental europeu.” (Pag. 11)
“[...] Tais modificações não poderiam deixar de produzir novas realidades para os homens dessa época. A formação de uma sociedade que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente implicava a reordenação da sociedade rural, a destruição da servidão, o desmatamento da família patriarcal, etc.” (Pág.12)
“[...] As conseqüências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população.” (Pág.13)
“Um dos fatos de maior importância