O que é serviço social
O QUE É SERVIÇO SOCIAL “Ana Maria R. Estevão”
ALUNA: ELIANE DE OLIVEIRA SANTOS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho de Ana Maria R. Estevão faz uma critica a dois elementos que são utilizados para definir o Serviço Social: a moça e o pobre.E para reforçar seus argumentos, ela descreve a história e o desenvolvimentos da profissão, revelando suas tensões e ambigüidades. Mostrando que seu principal objetivo que a leva a escrever, é porque apesar de toda a problemática envolvida na questão, acredita no Serviço Social.
DAS DAMAS DE CARIDADE A MARY RICHIMOND E A INFÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL
No primeiro capítulo a autora vai revelar como foram os primeiros passos e a institucionalização do serviço social. Sendo que estes dois nascem em um ambiente capitalista, que tem como consequência, profundas crises,desigualdades sociais e a pobreza e uma população marginalizada devido a industrialização e o crescimento acelerado da cidade.
É nesse contexto que surge as damas de caridade, mulheres ricas e religiosas que praticavam caridades com os pobres, mais que exerciam esse papel de uma forma não sistemática e voluntaria.
Tentando atender as novas demandas da sociedade industrializada assistência social passa se apresentar de forma mais organizada e no ano de 1869 ocorre um marco importante com fundaçãoda Organização da Caridade em Londres, colocando em pauta a necessidade da especialização de profissionais na área de assistente Social, se tornava urgente institucionalização da profissão.
E por volta de 1899 que é inaugurada a primeira escola de Serviço social em Amsterdã, deixando de lado explicações religiosas, tornando-se cientifica e critica, trazendo métodos e técnicas que são copiados dos Estados Unidos e sua metodologia fundamentada na Sociologia.
Já no inicio do século XXMary Richmond apresenta sua contribuição teórica escrevendo sobre o que é serviço social e como ele deve ser praticado.Para ela o Serviço social teria que trabalhar a