O que é Serviço Social - Do pobre ao cidadão - Resumo
FHTM DO SERVIÇO SOCIAL I
RESUMO: DO POBRE AO CIDADÃO
No contexto histórico do Brasil, devido às conjunturas de sua mão-de-obra desde a época do Brasil colônia, onde existiam basicamente os senhores de escravos, os escravos e os “homens livres”, observa-se que normalmente os mais abastados sempre tiverem mais oportunidade. Isso reflete no trabalho do assistente social até os dias atuais.
Têm-se a ideia que o trabalho é uma forma de castigo, e não algo que possa agregar valor à sociedade como um todo. Os brasileiros não costumam ter tanta noção de seus direitos como trabalhadores e como seres que participam da sociedade. Quando sente a necessidade de usufruir de um serviço público, para, por algum motivo, fazer valer o seu direito, acaba acreditando que está pedindo um favor, e nunca que esta ali para conseguir o que é seu de fato.
Observa-se que o Brasil da atualidade é um país onde a sociedade gira em torno da zona urbana e da atividade industrial, e consequentemente há mais pessoas nas cidades do que na zona rural. Porém os cidadãos não se sentem seguros na cidade, e toda sua rotina é abalada por falta de investimentos em segurança pública, em um transporte público de qualidade, entre outros. Até mesmo exercer os direitos que são adquiridos no momento em que a carteira de trabalho é assinada, onde cada um contribui obrigatoriamente, acaba se tornando um fardo.
O serviço social buscou em outras disciplinas as explicações para que sua prática fosse realizada da melhor forma possível. Com o auxilio destas, consegue-se entender como a sociedade funciona, como influencia e como cada individuo reage ao cenário em que está inserido. Porém, quando se observa a realidade do Brasil, vê-se a necessidade de buscar entendimento de como o brasileiro encara os serviços públicos e quais os direitos que existem para cada um.
Todos os cidadãos pagam impostos, que não são baixos, e com o assistente social, como