O que é ser portugues
Portugal é tratado como "excluído" da Europa, com um certo isolamento geográfico, fazendo com que sofra menos influências, explicando porque fazer parte do ser Português, é, portanto, valorizar o que é português, dando pouca atenção ao que vem de fora.
Entra no "marco" europeu a partir das Grandes Navegações, conquistando o valor negado a essa nação até então.
Ser Português também reflete no culto total à personalidade e indivíduo, particularidade do povo português, onde a organização social não tem importância significante. Ser português é viver na "terra de barões". Onde as figuras de autoridade não são valorizadas por si só, é uma sociedade onde todos mandam, nos levando a crer em uma certa anarquia e falta de solidariedade, gerando portanto, um individualismo incomum.
Tais características aumentam ainda mais o distanciamento com a Europa, ultrapassando os limites físicos. Ser Português, diante dessas qualidades é, quase não ser Europeu. Em uma Europa do Norte onde existe um culto ao trabalho e respeito ao espaço, vemos a Europa Sul, sem tal "europerismo", que se criou à margem, o povo da "contemplação", do desprezo ao trabalho e onde existe valor ao mérito pessoal e pouca importância a hierarquia.
O "Ser Português", é, ser aventureiro, encurtar espaços, e não ter planejamento. Tal espírito que afetou a colonização brasileira que foi resultado de uma busca por resultados rápidos e benefícios imediatos.
Ser Português , segundo Antônio Quadros, é ter uma razão para ser.É encontrar o "ser profundo", idealizado em Camões, com relação ímpar com o mar e seus mistérios. É desprezar os sonhos pequenos que os diminui, mesmo depois te mudarem o mundo. É lutar contra a acomodação, é acreditar no Discurso Divino, , que revela mistérios a serem desvendados. Desprezar atitudes provincianas e ter pensamentos unidos e sólidos. Sabendo