O QUE É SER PEDAGOGO
1 INTRODUÇÃO 3
2 O QUE É SER PEDAGOGO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Entendo que o trabalho do educador, da prática como condição, equivale dizer que estamos pisando em um terreno instável, no plano dos conceitos. E ao mesmo tempo de ideologias.
Por isso, no cotidiano das salas de aula se refletem concepções de conhecimento e de educação que precisam ser compreendidas pelo professor para que venha agir de forma crítico-reflexivo sobre sua pratica docente, compromissado com o ideal de formação humana dos alunos. Cabe ao pedagogo, portanto propiciar relações que oferecem aos alunos a troca de experiências durante a construção do conhecimento não só do aluno, mas também do professor, dialeticamente.
2 DESENVOLVIMENTO Pedagogia é a ciência cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a critica do processo educativo, preparando pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria qualidade em que desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidas e compromissadas com a formação da idéia de transformação social. Portanto, estando á frente á diversidade cultural, política e subjetiva que cada professor também carrega enraizada em seu ser, o pedagogo é o profissional responsável por abrir caminhos frente a essa diversidade de modo que elas sejam expostas ao mundo como processos conscientes que são elementos constituinte do ser e que por isso não podem ser descartados nas relações humanas, nem mesmo entre os pequeninos aprendizes dos anos iniciais de escolarização. Desse modo o papel do pedagogo e de quebrar velhos paradigmas que retardam ou diminuem a capacidade de interação entre alunos e professores e buscar outras possibilidades de interação por meio de tecnologias modernas Por meio de recursos gratuitos que convoquem todos a interagir com a escola. A relação ensino-aprendizagem é guiada, sempre, por alguma teoria, mas nem