o que é ser jovem
Com o conhecimento psicológico, seremos capazes de saber sobre as dimensões da personalidade, afetividade. Com o pedagógico, poderemos perceber o desenvolvimento do conhecimento. No sociológico, vamos ter a visão da realidade da vida, isto é, a realidade social. Com o biológico vamos conhecer o físico, os movimentos, as mudanças, o corpo, etc.
Não quero dizer com isto que as dimensões da vida do jovem / adolescente são fragmentadas. Estas várias vertentes sobre o conhecimento humano são apenas orientadoras para o estudo das dimensões específicas. Mas é bom ressaltar que o jovem / adolescente, enquanto sujeito do seu próprio desenvolvimento, é um todo como todo deve ser visto e respeitado.
Do ponto de vista etimológico a palavra adolescência refere-se ao período da vida humana em que o desenvolvimento tem um caráter de desabrochar para a maturidade. Este mesmo período da vida é definido como juventude do ponto de vista sociológico e puberdade segundo a biologia. Uma das características da adolescência é que, neste período, iniciam-se as relações fora da família, começam a surgir os grupos e a possibilidade de desenvolver racionamento sexual saudável. O adolescente terá, como tema central, a aprendizagem de saber amar acrescida das escolhas que geram, em maior ou menor grau, conflitos quanto à profissão, atividades políticas, econômicas, educacionais, morais, religiosas, etc. neste momento da vida há vivencia de uma situação aparentemente contraditória, criança versus adulto. Como se esses dois períodos estivessem polarizados, estando cada um em um extremo. É como se o adolescente fosse um