O que é resiliência
Resiliência é a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação critica. “Segundo dicionário Aurélio, é a propriedade de pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal de formação elástica”.
“È A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIA DE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA”
GRAPEIA/2004
Voltando a nossa realidade, resiliência seria a capacidade de uma pessoa que em cima do seu erro, automaticamente virar isso, mudar totalmente a historia fazendo e criando uma reviravolta fazendo um erro numa solução criativa diante da situação.
Dentro da empresa, uma pessoa resiliênte, seria uma pessoa que verifica aos erros das outras pessoas ao exercer suas atividades operacionais, administrativa entre outros, e mudando para que seja uma solução de algum problema no ambiente de trabalho.
Resiliência surgiu na física e significa à capacidade humana de superar tudo, tirando proveito dos sofrimentos, inerentes às dificuldades é trabalhada em todas as áreas em todas as áreas como saúde, finanças, indústria, sociologia, e psicologia. Embora seja um assunto muito recente entre nós, já é trabalhado à anos na América do Norte, com sucesso.
O estresse profissional é uma das realidades observadas hoje nas mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho, diferentemente do que muitos imaginam, não está restrito apenas para profissionais que exercem altos cargos em grandes empresas. O problema está presente nos mais distintos níveis hierárquicos, em empresas de todos os portes, isso se intensifica à medida que se aumentam cobrança, pressão etc. Neste mundo globalizado um grande diferencial representa a pessoa resiliênte, pois o mercado procura profissionais que saibam trabalhar com altos níveis de cobrança. Esses profissionais recuperam-se e se moldam a cada “deformação” (obstáculo) situacional.
O equilíbrio humano é como a estrutura de um prédio, se a pressão