o que é racismo resumo
Pretos e brancos são apenas conjuntos de indivíduos que tem essas cores, podendo sujeito negro esta biologicamente mais próximo de um branco do que outro sujeito preto. Assim, a pergunta “o que é um grupo racial”?Acaba por confundir mais do que esclarecer, porque indivíduos anatomicamente “iguais” não são necessariamente “raças” distintas. Isto vale, seguindo o raciocínio do intelectual, para pretos, brancos, japoneses, brasileiros, angolanos, indígenas, dinamarqueses, italianos e judeus.
Comportamentos e valores, representações simbólicas são socialmente aprendidas, nada tendo haver com determinismos biológicos.
Rufino diz que índios e judeus não são raças, mas povos. E explica que povos são “grupos de pessoas de raças distintas que vivem juntas num mesmo território.”.
O racismo é uma forma de dominação estrutural na sociedade brasileira que só adquire sentido por meio da luta social, da luta de classes, da luta contra a ordem. O racismo é um fator estrutural, esta na própria essência da formação brasileira.
Os europeus pregavam que os povos de cor, que habitavam os três continentes eram incapazes e servis e diziam; “e nos não estamos maltratando, mas civilizando.”.
“Ginés de Sepúlveda, intelectual colonialista espanhol que, no século XVI, comparou os índios a macacos e porcos” segundo Joel a partir desse momento o racismo deixou de ser puramente