O que é psicopedagogia
A Psicopedagogia, de acordo com o Código de Ética dos Psicopedagogos, é um campo de actuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio – família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia” (Artigo 1º).
A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portando, um carácter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve actuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a Psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.
A Psicopedagogia ocupa-se da aprendizagem humana, advinda de uma demanda: o problema de aprendizagem, colocado num território pouco explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia. Evoluiu devido à existência de recursos, ainda que embrionários, para atender a essa demanda, constituindo-se assim, numa prática.
Campo de atuação da Psicopedagogia
O psicopedagogo é um profissional que atua em diversos campos como escola, saúde e empresas.
Na escola: atua como Coordenador (a) Pedagógico (a), ou Orientadores (as) Educacionais, Professores.
Ainda na escola a psicopedagogia Institucional: Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e ajuda o desenvolvimento dos projetos favoráveis a mudanças, também Psicoprofilaticamente.
No caso do psicopedagogo institucional, a atuação é feita nas escolas, identificando os alunos que apresentam dificuldades em sala. "O profissional pode fazer uma intervenção individualizada, verificar o perfil do aluno e