O que é psicologia
TELLES. Maria Luiza Silveira. O que é psicologia. 1° ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
Maria Luiza Teles é nascida em Belo Horizonte, atualmente se dedica a escrever levante seu conhecimento aos demais. Formou em Pedagogia, com pós- graduação em Psicologia e Sociologia (PUC/MG) e em inglês ( Cambridge).
Professora titular de Psicologia da Educação e Sociologia da Educação.
O que é Psicologia
Psicologia é uma ciência que tenta buscar meios para entender, compreender e ajudar o homem no seu comportamento e convivência com os outros. É pois, a ciência do comportamento no seu sentido amplo. Ela ajuda o homem não só no sentido de comportamento, mas também, na atividade da consciência e mesmo no inconsciente, num plano indiretamente observável.
Atualmente, época de rápida transformações, a crise de identidade que era só dos adolescentes, se generalizou pelas outras fases da vida. Na depressão crônica, o indivíduo tem idéias suicidas e mostra sentimento de culpa, isto é expressão da ansiedade.
O sentimento de culpa costuma manifesta-se através de auto-recriminação. Concluído: o conflito será portanto uma constante em nossas vidas e é entretanto componente significativo do comportamento normal. A ansiedade de modo geral, desencadeia no individuo um nível de tensão que pode resultar em duas reações diferentes: depressão ou excitação ambas alternadas.
O conflito e a frustração em certo gral, faz parte da dinâmica da vida.
Conflito não resolvido trás conseqüências profundas a personalidade aumentando o processo neurótico.
Principais interesses da Psicologia
Como estudo cientifico do comportamento a psicologia deve procurar três objetivos:
1° a discrição: busca pelo cientista do comportamento a necessidade de tornar clara, explicita as condições nas quais o fenômeno ocorre.
2° a predição : o psicólogo em alguma área é possível comprovar relação causa-efeito.
3°