O que é política
Quais as estruturas básicas da política como “vontade de viver”.
O ser humano é um ser vivente e vivem em grupos, são originalmente comunitários. A vontade–de–vida é a tendência originária de todos os seres humanos.
A “vontade-de-viver” é a essência positiva, o conteúdo como força, como potência que pode mover, arrastar, impulsionar. Em seu fundamento a vontade nos empurra a evitar a morte, a adiá-la, a permanecer na vida humana.
Poder empunhar, usar, cumprir os meios para a sobrevivência é já o poder. Neste sentido, quanto ao conteúdo e à motivação do poder, a "vontade de vida" dos membros da comunidade, ou do povo, já é a determinação material fundamental da definição de poder político. Isto é, a política é uma atividade que organiza e promove a produção, reprodução e aumento da vida de seus membros.
Mas as vontades dos membros da comunidade poderiam disparar-se cada uma na consecução de seus interesses privados, múltiplos, contrapostos e, desta maneira, a potência ou força de vontade de um anularia a do outro, dando como resultado a impotência. Do contrário, se as vontades pudessem unir seus objetivos, seus propósitos, seus fins estratégicos, alcançariam maior potência.
A possibilidade de unir a força cega da vontade é a função própria da razão prático-discursiva. A comunidade, como comunidade comunicativa, linguística, é aquela em que seus membros podem se dar razões uns aos outros para chegar a acordos. Mediante o uso de argumentos dos mais diversos tipos, pode-se chegar a consensos, às vezes não intencionais, mas sim aceitos por tradição e não por isso menos vigentes, que produzem a convergência das vontades para um bem comum. Isso é o que podemos denominar propriamente "poder político".
Nesse caso, o poder político ficaria debilitado ao extremo de só valer uma só vontade ativa, criadora, a do único ator, e cada cidadão negaria sua vontade. O consenso deve ser um acordo de todos os participantes, como sujeitos,