O que é política.
CREDENCIAIS DO AUTOR
Nascido em 24/04/1945, Blumenau/SC, Wolfgang Leo Maar é Membro do Conselho Universitário da UFSCar como representante dos Professores Titulares. Professor titular da Universidade Federal de São Carlos, fundador e vice-presidente da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior, fundador do Partido dos Trabalhadores, possui experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Dialética, Filosofia Contemporânea, Teoria Crítica, Consciência de Classe e Materialismo. Outras obras: MAAR, W. L. (Org.). O público e o privado; o poder e o saber. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984. v. 1. 150 p.
RESUMO DA OBRA
Em “O que é política”, Wolfgang Leo Maar aborda temas e questões políticas de forma clara e didática, com analogias que facilitam a compreensão dos referidos assuntos. A obra divide-se em quatro capítulos, que passam pelo panorama histórico do mundo da política ocidental e enfim discute alguns conceitos e instituições políticas.
O primeiro capítulo mostra que a política apresenta-se de diversas formas e conceitos. Dentre essa diversidade de “políticas”, se sobressai quase que unanimemente, a que faz referência ao poder político (poder de uma instituição, Estado). Mas há outro conjunto em que a mesma palavra manifesta-se de variados modos, como por exemplo, nas igrejas e nos sindicatos que sustentam uma proposta de fazer política sem almejar o poder institucional.
Em decorrência da existência de várias políticas, ou ao menos várias propostas políticas, há uma situação dinâmica em que estas propostas relacionam-se entre si e com a trama social a que procuram conferir uma expressão política.
O autor mostra também a existência, dentro da política, de duas condições, sendo a primeira a condição objetiva e a segunda a