O que é política social
Curso: Serviço Social – Bloco IV
Disciplina: Política Social I
Professora: Rosa Alves
O QUE É POLÍTICA SOCIAL?
Juliane Araújo de Oliveira
Teresina/PI
Abril/2011
O autor inicia o livro falando que para compreendermos determinado tema, no caso das políticas sociais faz-se necessário conhecermos seus mecanismos, sua relação com a economia, com o Estado e as forças sociais e com as crises econômicas. Então, enfatiza que ao longo do livro primeiro veremos a forma como se apresenta as políticas sociais depois os processos e categorias que as determinam , mostra o discurso das políticas sociais e, em seguida, a vinculação entre o político e o econômico.
No nosso cotidiano entramos constantemente em contato com as políticas sociais, não é só a saúde, a educação. Cada dia surgem novos programas de assistência ao estudante, ao velho, ao índio, à criança, ao doente. Esses auxílios e serviços mesmo garantidos por lei, geralmente aparecem como forma de favores à população, e através dessas medidas, que o Estado e os políticos aparecem como bons para o povo, preocupados com sua situação social.
Com a ampliação da presença do Estado na vida cotidiana, este busca novas formas de relação com as massas para conduzir o processo capitalista no seu conjunto. Vinculando à expressão do capitalismo encontra-se o desenvolvimento da tecnologia e dos equipamentos de produção. As políticas também passaram a significar implantação de áreas de lazer e esporte, escolas, praças, creches, espaços culturais, e como o homem deveria tornar-se mais hábil e mais produtivo, apareceu o discurso de investir no processo de capacitação e participação deste no processo de desenvolvimento.
Nas sociedades capitalistas avançadas há um discurso de igualdade, que é a garantia do acesso do cidadão a certos bens e serviços na qualidade de cidadão e que por isso é chamado de acesso universal, que seria o acesso sem discriminação à educação, à saúde, pois o cidadão é um