O que é politica social
1. INTRODUÇÃO 3
2. POLÍTICAS SOCIAIS 4
2.1. Políticas Sociais e Produção Capitalista 4
2.1.1. Complexo Sócio-Assistencial 5
2.1.2. Complexo Sócio-Industrial 6
2.1.3. Complexo Sócio-Financeiro 6
2.1.4. Complexo Urbano-Social 7
2.2. Políticas Públicas Distributivas 7
2.3. Políticas Públicas Redistributivas 7
2.4. Políticas Públicas Regulatórias 8
3. O ESTADO E AS POLÍTICAS SOCIAIS 9
4. CRISE ECONÔMICA E POLÍTICAS SOCIAIS 10
5. POLÍTICAS PRIVADA 11
6. CONCLUSÃO 12
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
A partir do capitalismo, surge a política social, construída por meio das mobilizações das classes operárias advindas das revoluções industriais no século XIX. A política social foi, então, entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, ou seja, foi relacionada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre interesses dos conflitos. O processo de globalização que está em curso provoca profundas mudanças em vários setores da sociedade em um movimento acelerado de reorganização e reordenação social, cultural e institucional subordinado em linhas gerais à economia.
A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Debater a política social como política no âmbito da sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social – ou seja, uma política que responde, principalmente, aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes.
2. POLÍTICAS SOCIAIS
2.1. Políticas Sociais e Produção Capitalista
A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação