O que é poder? Pensar com Foucault.
O professor Dr. Alipio de Souza no programa café filosófico, fala sobre o pensamento de Michel Foucault, e também em algum momento pode estar modificando e se apropriando com certo conhecimento que possui.
Segundo Dr. Alipio diz que tem sentido em tratar o sentido poder numa perspectiva inaugurada por Michel Foucault e que com alcance que tem considera bastante atual e consistente para se pensar a questão do poder hoje.
O que é poder?
Pensar com Foucault.
Michel Foucault, filósofo francês, constrói seu pensamento se opondo a duas concepções circulantes:
- concepção do poder enquanto o contrato: aquela que nós encontramos nos filósofos do século XVII;
-concepção do poder enquanto aparelho de repressão: que influenciaram desde liberais a marxistas.
Foucault apresenta a ideia de que o poder se constitui de um conjunto de dispositivos de produção dos indivíduos, onde, analisando as sociedades ocidentais modernas nós indivíduos somos fabricados pelo poder, apontando a existência de experiências ou de espaços diversos como a família, a escola, as igrejas, ciências diversas, sócio-tecnicas existentes na sociedade. Pensando esses espaços e experiências de produção de subjetivação, um controle, domesticação, fabricação de corpos, atos, pensamentos como se fosse uma máquina sem ter um maquinista.
O poder não é alguma coisa que se possa dizer que é um bem, um objeto fixo, é um exercício de múltiplas sujeições por isso pensado como um conjunto de dispositivos em constante funcionamento, que circula que faz existir como uma rede de práticas e saberes constitutivos.
Para Foucault em primeiro lugar, o poder se faz existir como um saber e como uma técnica de fabricação de indivíduos sujeitos a disciplinas como:
- disciplina dos pensamentos;
- disciplina dos hábitos;
- disciplina da sexualidade;
- disciplina do desejo, etc.
O poder é o que impele um individuo a agir, a pensar por sugestão, sem ter consciência disso, agindo na ilusão de que